A atenção aos desastres.

A resposta aos desastres, uma responsabilidade da igreja

É o trabalho realizado com prazo e recursos estabelecidos, como tempo, dinheiro, equipamento e pessoas.

O que é um desastre ?

A enciclopédia livre Wikipedia define a palavra desastre como ´´um ato natural ou provocado pelo homem que afeta negativamente a vida, o meio de sustento ou a indústria desembocando com frequência em mudanças permanentes nas sociedades humanas, ecossistemas e meio ambiente. Os desastres colocam em evidencia a vulnerabilidade do equilíbrio necessário para sobreviver e prosperar. Outros definem desastre como ´´o evento que interrompe a vida diária de uma comunidade e que produz perdas humanas, materiais, econômicas ou ambientais.

O conselho do apostolo Paulo em Romanos 12:15 ´´alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram“, é oportuno para o tempo de desastre. O desafio para a igreja hoje é capacitar-se para estar preparado para quando os desastres chegarem e, assim, poderem desenvolver um ministério eficaz.

Localização:

Tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo.

Proposito:

Glorificar a Deus através do voluntariado, discipulado e treinamentos

Visão:

Expandir o Reino de Deus em meio aos povos do mundo.

Missão:

inspirar, equipar e enviar obreiros e voluntários para todos os lugares do mundo, usando as habilidades, e o evangelismo para compartilhar a Cristo as pessoas.

Objetivos.

– Fazer pesquisas e manter contatos com outras organizações evangélicas e governamentais que trabalham com desastres.

– Conhecer os planos de emergências diante dos desastres naturais que normalmente são apresentados na Região;

– Aprender que os desastres naturais são uma oportunidade para ajudar ao necessitado e também ministrar a palavra de Deus.

– Conhecer os diferentes tipos de desastres que existem.

– Aprender a agir diante dos diferentes tipos de desastres naturais.

 – Aprender a estar preparados e atentos perante o alerta de desastres naturais.

– Entender que a prevenção pode salvar muitas vidas (prevenção e um conjunto de medidas antecipadas, principalmente de curto e médio prazo para evitar os efeitos dos desastres sobre, as vidas e os bens da comunidade)

– Para que a medida da prevenção tenham sucesso, deve-se levar a comunidade a ser o principal agente para enfrentar qualquer situação de emergência que se apresente.

– Preparar o plano de emergência e um plano familiar sobre desastres.

Ideias principais.

Faz alguns anos, a ONU realizou uma pesquisa sobre as organizações que constavam com o melhor sistema de entrega de ajuda humanitária, e descobriu que a igreja evangélica não apenas é uma instituição mais confiável, mas que tem presença em todo o mundo, tanto nas grandes cidades como nas aldeias mais remotas.

Os membros da igreja tem características especiais que os habilitam para ser parte de qualquer equipe de atenção aos desastres. Entre eles podemos mencionar: espirito de sacrifício, boa vontade, interesse genuíno pelo próximo, iniciativa, organização, fortaleza de espirito.

A igreja como um recurso para a comunidade.

A igreja foi chamada a ser um recurso para a comunidade oferecendo consolo e ajuda com alegria e disposição que vem da fé.

Recursos da igreja.

A igreja conta com recursos diferenciados para agir em casos de desastres entre eles podemos mencionar os seguintes:

Recursos humanos

  1. Mãos para servir, ajudando aos que necessitam
  2. Corações para amar, estando ao lado do que sofre
  3. Mentes para pensar e aconselhar
  4. Liderança capacitada em diferentes áreas.

Recursos materiais

  1. Edifícios para atender aos necessitados, lugares que servem de refúgio.
  2. Veículos para transportar pessoas e prestar socorro.
  3. Doações em espécie, roupa, água, comida, cobertores, etc

     Metas

    -Capacitação é necessária

    -Identificar os problemas e solucionar

 -Promover treinamentos na área de Saúde, física e espiritual.

 -Discipular e monitorar, os obreiros e voluntários

 -Acompanhar e supervisionar os trabalhos.

 -Acompanhar quem sofreu um desastre

Descrição de alguns desastres.

Terremotos e Maremotos

Grandes abalos sísmicos que podem ocasionar catástrofe ao originar deslocamentos de terra e águas, destruindo cidades, povoados e montanhas.

Tsunami

Alguma onda gigante de água forma por um abalo sísmico alto mar que alcança a margem com uma altura a 15 metros;

Vulcões e incêndios

São aberturas na terra por onde sai a larva, a cinza, a matéria incandescente, quando está em erupção. Destrói tudo que encontra em seu caminho, causando grandes perdas em vidas humanas, animais e vegetais.

Deslizamento de terra

É o movimento de terra ocasionando pela chuva que cai sobre solos de drenagem pobre. As causas podem ser o desmatamento, a falta de vegetação ou a queda de barro originada nas encostas das montanhas,

Enfermidades

Transforma-se em desastre quando o agente infeccioso se difunde e transforma em epidemia ou pandemia. A enfermidade nestes casos é o desastre mais perigoso já que não tem fronteiras, como por exemplo, a AIDS, a gripe suína, a Ebola.

Seca

É definida como uma anormalidade em um período de tempo em que a disponibilidade de água cai drasticamente em relação ao nível médio de chuva esperado.

Fome

Acontece quando um país ou área geográfica não possui alimentos suficientes e recursos para a população, elevando desta maneira a taxa de mortalidade.

Estaremos dispostos a fazer o que diz 1 joão 3:16-18 e 4:7 ?

Quem são os participantes voluntários? São pessoas que tenham compromisso que tenham um coração doador, amável e cheio de compaixão pelas alma. Também pessoas profissionais em todas as áreas, que possam doar do seu tempo para ajudar aos necessitados.